A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI’s) é uma Resposta Social, que se destina a acolher/apoiar pessoas idosas de ambos os sexos que, pelas suas características físicas, psíquicas e/ou situação social se encontrem em estado de vulnerabilidade, garantindo-lhes os cuidados adequados daí decorrentes e proporcionando-lhes as condições necessárias para o seu bem-estar, num enquadramento de envelhecimento sadio, autónomo, ativo e plenamente integrado.
Atualmente a Instituição mantém a funcionar as três ERPI´s: Sede, ERPI Cónego Joaquim Jorge de Sousa na Torre de Natal e Residência Sénior J. R. Candeias Neto.
Estas respostas sociais funcionam todos os dias do ano, 24h por dia prestando os seguintes serviços:
- Nutrição e alimentação;
- Cuidados de higiene e conforto pessoal;
- Cuidados de imagem;
- Apoio nas Atividades de Vida Diária;
- Lavagem e tratamento de roupa;
- Higienização e conforto dos espaços;
- Apoio clínico;
- Cuidados de enfermagem;
- Apoio social;
- Atividades de animação e socialização;
- Aquisição de bens/acompanhamento ao exterior.
Para responder às necessidades e expetativas dos utentes e respetivos familiares, de forma personalizada, esta resposta social conta com uma equipa multidisciplinar, designadamente Diretora Técnica, Médico*, Enfermeiros, Animador Sociocultural, Encarregado de Serviços, Ajudantes de Lar, Auxiliares de Serviços Gerais, Cozinheiros, Ajudantes de Cozinha; Operadores de lavandaria e Motoristas.
* De acordo com a legislação em vigor, as ERPIs não são obrigadas dispor de Médico.