A Igreja desta Santa Casa está integrada no edifício Sede da Instituição, foi construída a partir do último quartel do séc. XVI num espaço onde anteriormente existia a ermida manuelina do Espírito Santo.
Aquando da instalação da Irmandade da Misericórdia em 1583, a Igreja passou por uma reforma, sob a orientação do Arquiteto Nicolau de Frias.
Trata-se de um templo maneirista que apresenta planta centralizada de cruz grega, coberta por uma cúpula ao centro.
Em 1596 a igreja foi incendiada pelos corsários ingleses do conde de Essex obrigando a uma nova campanha de obras e à renovação do seu programa decorativo.
No interior podemos ainda apreciar os altares em talha do séc. XVII e um conjunto de pinturas que representam as “obras de misericórdia”, para além de uma pia de água benta, concebida a partir de um capitel gótico.
Os danos causados pelo terramoto de 1755 obrigaram a uma remodelação da fachada ao estilo neoclássico, obra levada a cabo pelo arquiteto italiano Francisco Xavier Fabri no final do séc. XVIII.
É aqui que se situa o núcleo museológico da Misericórdia, onde o visitante pode apreciar obras de arte sacra pertencentes ao espólio da Misericórdia de Faro.
Horário
- De segunda a quinta-feira, das 09h30 às 13h00 e das 14h30 às 17h00
- Sexta-feira, das 09h30 às 13h00 e das 14h30 às 16h30